RESUMO SU DINA
Discurso psicanalítico: para se ver o que é normal ou patológico deve-se ver a historia do sujeito.
APARELHO PSICANALÍTICO,
Inconsciente: colocamos nele situações, experiências, desejos que não conseguimos lidar, aparece no nosso sonho ou atos falhos, esta presente em nossas escolhas.
Pré-consciente: Tem informações, experiências, sentimos que podem ser trazidos quando necessário.
Consciente: Faz mediação entre o mundo externo e o mundo interno.
ID: Responsável por todas as pulsões, lições de vida e morte, agressividade, sexualidade (responsável por alimentar o princípio do prazer).
SUPEREGO: Construção de valores, representa censura moral, ética afetiva, responsável por tudo o que eu trouxe do mundo externo para o interno.
EGO: Vai fazer ligação do externo e interno, o que vai medir todos dos conflitos em situações entre ID e SUPEREGO, tem que ter condições psíquicas para lidar com o sucesso e a derrota.
Metapsicologia freudiana:
- 1º Dinâmico: Fenômenos que estão fora e os trago para dentro.
- 2º Econômico: Desgaste de energia.
- 3º Tópico: Aparelho psíquico e instâncias psíquicas, o EGO é quem tem que decidir entre o SUPEREGO e ID.
DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL:
Fase oral: 0 a 1,5 anos. Satisfação de prazer, tendo a boca como fonte dessa satisfação. Traumas: oralidade, fumar, beber, falar demais, comer demais etc.
Fase anal: 2 a 4 anos, O prazer e a necessidade de controle dos esfíncteres. Traumas: hábitos relacionados ao poder e criatividade.
Fase fálica: 4 a 6 anos. A marca do Complexo de Édipo, a descoberta da identificação dos orgãos genitais. Traumas: dificuldade da vida sexual, sentimental, repulsa pelo sexo oposto.
Período de latência: ± 7 a 10 anos. Resolução do complexo de Édipo, marca das atividades socializantes. Traumas: mais ou menos expansividade, iniciativa, etc.
Fase genital: 11 a 12 anos. Puberdade, busca do prazer fora de si. Desejos sexuais genitalizados. Traumas: transtorno de humor, etc.
DEFESAS:
Existem mecanismos de defesa