OS 4 PILARES DA ARTE
Arte: s.f. Maneira de fazer uma coisa segundo as regras: arte militar, oratória, dramática. / Modo pelo qual se obtém êxito; habilidade: a arte de agradar, de comover. / Expressão de um ideal de beleza nas obras humanas: obra de arte. / Conjunto das obras artísticas de um país, de uma época. Arte é um termo que vem do Latim, e significa técnica/habilidade. A definição de arte varia de acordo com a época e a cultura, por ser arte rupestre, artesanato, arte da ciência, da religião e da tecnologia. Atualmente, arte é usada como a atividade artística ou o produto da atividade artística. A arte é uma criação humana com valores estéticos, como beleza, equilíbrio, harmonia, que representam um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras.
1) Adoração – Toda forma de arte foi estabelecida para adorar e glorificar a Deus;
2) Evangelismo – Toda forma de arte pode e deve ser usada como meio de levar as boas-novas;
3) Ensino – A arte pode contribuir em muito para ensinar e firmar ensinos na igreja;
4) Restauração – As artes nasceram em Deus e devem ser usadas para Ele, eles podem ser meio de restauração na vida das pessoas, assim como há restauração na vida de quem á pratica.
Mais detalhadamente cada um dos pilares:
1 - Adoração - Segundo dicionário bíblico Almeida, adoração é o culto, honra, reverência e homenagem prestada a poderes superiores, sejam seres humanos, anjos ou Deus.
Para o dicionário da língua portuguesa, adorar significa prestar culto a divindade, venerar, amar extremosamente. Adorador segundo dicionário da língua portuguesa é aquele que adora, venerador, apaixonado.
Adoração no Velho Testamento: Shachah, esta palavra é usada para descrever o ato específico de adoração. Significa curvar-se, prostar-se ou proceder humildemente. Entretanto, nesse período adoração estava intimamente ligada a oferecer sacrifícios (Lv 5 e Is 1).
Adoração no Novo Testamento: Proskeneo, formado de pros (para) e kuneõ, referente