Hidrologia
Embora o coluviamento seja um movimento muito lento ( da ordem de alguns cm/ano a alguns cm/dia), sua ocorrencia deve ser verificada e estudada antes da execução da futura obra, a fim de se evitar problemas geotécnicos futuros. No campo ( em superfície), o coluviamento pode ser evidenciado através de :
A-Observação de arvores inclinadas ( ou troncos recurvados) e estruturas deslocadas (ou adernadas).
B-Atraves da observação de estacas fixas no solo em relação ás fixadas no material sem movimentação.
Inicialmente, fixamos uma (ou mais) estacas no solo ou rocha sem movimentação, que irá servir como pontos referenciais. A seguir, cravamos diversas estacas apenas no solo com rastejo, cuja posição é determinada em relação ao referencial (estaca fixa na rocha). A seguir, é suficiente ir determinar a posição assumida por estas estacas móveis, em intervalos de tempos conhecidos. Desta forma, ficamos conhecendo como ocorre o deslocamento ( a estaca 1 após uma semana irá se deslocar paara a posição 1 ) e , também determinar a velocidade do coluviamento ( para isto será suficiente dividir a distancia 1-1´ pelo intervalo de tempo (Delta)t gasto – no caso , 1 semana).
2. Cite 5 evidências que caracterize o solo com coluviamento
1-Escoamento
2-Escorregamentos
3-Movimentos verticais confinados
4-Formas de transião
5-Movimentos complexos
3- Descreva o problema geotécnico que poderá ocorrer se as fundações de uma obra de arte ficarem apoiadas em material rochoso adequado, porem com os pilares atravessando solo com coluviamento (como na Via Anchieta ).
Na cota 500 da Via Anchieta, as fundações de obras de arte ficaram assentadas em material adequado e sem movimentação. Como o solos com rastejo apresenta movimentação LENTA, porém CONTÍNUA, o pilar fica submetido a pressão do solo em movimento.Embora esta pressão apresente valor baixo ( quando determinado por medições