Patológicos
PCC2346 Atividade Extra I
RESUMO
Este presente trabalho discorre sobre problemas patológicos em estruturas de concreto do campus. Para a análise, foram expostas três imagens de estruturas afetadas por defeitos, e em seguida, provaveis causas que desencadearam o problema.
OBJETIVOS
Este estudo tem como objetivo analisar as causas prováveis de problemas patológicos que acometem estruturas de concreto, em especial, no campus USP.
PROBLEMAS PATOLÓGICOS
1) DEFEITO 1
Figura 1- Defeito em estrutura de concreto, que acomete pilar e viga.
Local: Edifício Paula Souza (Prédio da Engenharia Civil)
Patologias:
1. Armadura Exposta. Causas prováveis: Destacamento do concreto, corrosão da armadura, erro de adensamento do concreto.
2. Eflorescências. Causas prováveis: Presença de água (infiltrações) e pressão hidrostática para proporcionar migração de sais de metais para a superfície
3. Destacamento do concreto. Causas prováveis: Atuação de sobrecargas e/ou tensões acima do previsto, baixa aderência concreto/aço, corrosão das armaduras.
4. Tricas e fissuras. Causas prováveis: Corrosão das armaduras, atuação de sobrecargas ou tensões acima do previsto, recalques diferenciados, falha na estanqueidade da edificação (impermeabilização inadequada).
2) DEFEITO 2
Figura 2 –
Local:
Patologias:
3) DEFEITO 3
Figura 3 –
Local:
Patologias:
CONCLUSÃO
Analisando as patologias descritas nos defeitos de 1 a 3, conclui-se que é indispensável na Construção Civil o desenvolvimento de um projeto adequado para conter os problemas que acometem as estuturas de concreto. Deste modo, efetuando-se um estudo completo sobre cargas e tensões atuantes, aderência concreto/aço, efeitos associados aos agentes físicos e químicos atuantes na estrutura, é possível prevenir e proporcionar tratamento para aumentar funcionalidade e aparência do concreto.
REFERÊNCIAS