patentes e desenho industrial
Mas isso não significa que a Samsung tenha perdido o direito a recursos e apelações. Advogados da empresa já trabalham para levar o julgamento para outra instância esperando, se não a anulação, pelo menos a redução do valor da indenização.
Segunda conclusão provisória: ainda há possibilidade de recurso e a Samsung vai apelar. Portanto, ainda não é desta vez que o dinheiro vai mudar de mãos.
estipulou uma multa de mais de 1 bilhão de dólares à Samsung por violação das patentes de software e hardware da Apple.
Empresas brasileiras não incentivam o desenho industrial
Fonte: CIMM com informações Agência Brasil - 14/08/2012
PUBLICIDADE
A falta de informação, o baixo registro de desenhos industriais e a cópia não licenciada são fenômenos de má cultura empresarial, que não relaciona os processos de criação exclusiva e o registro à possibilidade de ganho e à segurança para as empresas, avalia Susana Serrão, coordenadora geral de Indicações Geográficas e Registros do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). “O prejuízo da cópia é a falta de inovação, o desemprego de designer, a competição desnecessária, a concorrência desleal e o comprometimento da imagem do país. A marca Brasil é espelho no nosso portfólio, que deve ser de criação e não de cópia e pirataria”, explica a coordenadora. Para o advogado Fabiano de Bem da Rocha, presidente da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (Abapi), a imitação atinge a capacidade de venda. “A convivência de produtos iguais no mesmo mercado desvia a clientela e gera associação indevida aos consumidores.” A situação do