Micoses
A micose é uma doença de pele causada por fungos que pode afetar, além da pele, as unhas, couro cabeludo e a virilha. Ela pode se manifestar de diferentes formas e em todas elas é necessário algum tempo de tratamento.
O tratamento para micose é feito com o uso de medicamentos via oral e pomadas, durante semanas ou até meses. Os remédios caseiros são bons complementos e muitas vezes eficazes no combate à micose.
Os sintomas da micose incluem:
Coceira;
Pele descamativa;
Frieira: Lesão na pele que descama e coça, geralmente nos pés, entre os dedos;
Impigem: Lesão arredondada, com bordas levemente avermelhada que coçam e descamam.
Estes sintomas podem aparecer em qualquer parte do corpo
Frieira
A frieira é uma micose na pele causada por fungos, também conhecida por pé-de-atleta, que afeta principalmente regiões entre os dedos nas mãos, nos pés, ou na virilha.
A frieira tem cura e o seu tratamento pode durar semanas, sendo feito com remédios receitados pelo médico clínico geral ou dermatologista.
A frieira pode pegar através do contato direto com um indivíduo infectado, uso de objetos contaminados ou ao pisar o chão molhado de vestiários e piscinas.
O tratamento para frieira pode ser feito com o uso de remédios anti-fúngicos que devem ser aplicados na região diariamente, pelo tempo recomendado pelo médico.
Além do tratamento é importante alguns cuidados como:
Evitar sapatos fechados;
Usar sempre meias de algodão;
Evitar que os pés fiquem transpirados;
Secar muito bem os pés com uma toalha felpuda e secador de cabelos, especialmente durante o tratamento.
Tinha
A tinha é uma infecção de pele causada por um fungo. Normalmente, aparecem várias manchas de tinha na pele ao mesmo tempo.
A tinha é comum, especialmente entre crianças. Contudo, pode afetar pessoas de todas as idades. Ela é causada por um fungo, não um verme como o nome em inglês sugere.
Muitas bactérias e fungos habitam o corpo humano. Alguns deles são úteis, enquanto