MICOSE
Micose é o nome mais popular para denominar as infecções causadas por fungos, que são estruturas simples que existem na natureza há milhões de anos. Existem diferentes e variados tipos de fungos que podem causar infecções em diversas partes do corpo recebendo, assim, um determinado nome de acordo com a localização. Visto que os fungos estão em toda a parte, é inevitável a exposição a eles. Em condições favoráveis como ambientes com muita umidade e calor excessivo, os fungos se reproduzem e podem dar origem a um processo infeccioso.
De preferência, as micoses desenvolvem-se na pele, no couro cabeludo e nas unhas, áreas mais úmidas e ricas em queratina, que se transformam no habitat ideal para os fungos se desenvolverem dependendo do fungo ou da região afetada, a micose pode ser superficial ou profunda.
Tipos de micoses
Micoses profundas
São infecções fúngicas que afetam a profundidade da pele e as que se instalam em órgãos internos, onde os fungos se espalham através da circulação sanguínea. Podem infectar a pele e órgãos internos como pulmões, intestinos, ossos e até mesmo o sistema nervoso.
Micoses superficiais (mais comum)
Nesse tipo de micose, os fungos se localizam na parte externa da pele, ao redor dos pelos ou nas unhas, alimentando-se de gordura e de proteína.
Principais micoses
*A primeira micose que a pessoa pode pegar é a candidose, popularmente conhecida como sapinho. Causada por um fungo a cândida em fase superficial caracteriza-se pelo aparecimento de pequenas bolas brancas que podem formar placas principalmente na língua, mas também nos lábios, fora da boca e vagina.
Se apresenta como micose profunda principalmente nos pacientes com AIDS(que tem imunidade baixa), provocando quadros gravíssimos de lesões no esôfago , em todo o trato gastrintestinal e na região do ânus.
*Existe também outro tipo de micose provocada pela candidose que é a PARONÍQUIA onde Tanto as crianças quanto os adultos podem desenvolver.