VIH SIDA
O SIDA, Sindroma da Imunodeficiência Adquirida é uma doença muito complexa ,devida à destruição do sistema imunitário,por um vírus chamado Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH).
Ao penentrar no organismo, o vírus pode provocar uma queda importante das defesas imunitárias, tornando a pessoa incapaz de lutar eficazmente contra as infecções e certas formas de cancro;Além disso,essapessoa apresenta uma grande vulnerabilidade às infecçães ,que normalmente não preocupam as pessoas cujo sistema imunitário funciona normalmente. Fala-se entao de doença de SIDA(Sindroma da Imuno Deficiência Adquirida) .
EPEDEMIA DO HIV/SIDA
Em poucos anos, a epidemia de SIDA tornou-se um flagelo mundial atingindo de forma indiscriminada homens e mulheres bem como um número elevado de crianças.
A infecção pelo VIH/SIDA é grave e preocupante, porque ela evolui silenciosamente durante vários anos, levando sempre à morte. Efectivamente, a ciência não encontrou ainda nem vacina nem tratamento capaz de prevenir ou curar esta doença, apenas formas de atrasar a evolução da infecção.
Ao esperar soluções médicas, o dever de cada um é de informar-se e proteger-se:
Conhecer a realidade do perigo.
Aplicar as medidas preventivas para sim e as outras pessoas.
Ter um comportamento responsável e solidário com as pessoas infectado. Pelo VIH e doentes de SIDA. O único tratamento eficaz é a prevênção.
Evolução do sida.
O Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) é um lentivírus da família dos retrovírus. É constituído por moléculas de ácido ribonucleico (ARN), com uma única cadeia e possui envelope formado por proteínas.
Os retrovírus infectam predominantemente animais vertebrados. São conhecidos outros retrovírus que provocam síndromes de imunodeficiência adquirida noutras espécies de vertebrados, nomeadamente, o Vírus da Imunodeficiência dos Felinos e o Vírus da Imunodeficiência dos Símios.
Segundo as investigações feitas nesta área, o VIH pode ter evoluído