VIH SIDA
O HIV é o vírus causador do sida, doença fatal que atinge o sistema imunológico a ponto de tornar mortais infecções geralmente corriqueiras. pelo menos 28 milhões de pessoas já morreram de sida no mundo todo.
Mais de 20 anos depois da identificação do HIV, ainda não há vacina contra o vírus, nem cura para a doença. mas a expectativa de vida dos portadores de hiv cresceu significativamente graças à nova geração de medicamentos usados no combate à SIDA.
O combate ao HIV/SIDA passa por um trabalho sério de informação e educação, mas também pela criação de um ambiente favorável em que o silêncio seja quebrado e a discriminação relativa às pessoas vivendo com o vírus seja eliminada. Isto só pode acontecer se cada local de trabalho tiver uma política séria de não discriminação e de apoio aos trabalhadores quer sejam infectados ou afectados.
Desemvolvimento
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador do sida, ataca o sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo frente a micro organismos. As células mais atingidas são os linfócitos. Por meio da alteração do DNA dessa célula, o HIV produz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.
Ter o HIV não é a mesma coisa que ter o SIDA. Há muitos seropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros por meio de relações sexuais desprotegidas, compartilhando seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.
Biologia – HIV é um vírus, classificado na sub família dos Lentiviridae. Esses vírus compartilham algumas propriedades comuns: período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão do sistema imune.