pastelaria proposta de custo
www.casadopastel.art.br
Você sabe como foi criado o pastel? Pois saiba que passei um mês pesquisando, para poder contar-lhes toda a “HISTORIA DO PASTEL”, desde o inicio.
Os delicados rolinhos primavera chineses, enrolados em massa de arroz, foram os precursores de nossos maravilhosos pastéis. Os jesuítas que acompanharam os navegadores portugueses ao oriente, no inicio do milênio, se entrosaram com os chineses, e entre outras coisas, trouxeram secretamente, a receita dos rolinhos primavera nas caravelas de regresso a Portugal, porém, eles mudaram os ingredientes e transformaram em doce feito com ovos e recheio de amêndoas. Até hoje, em Portugal, pastelaria significa doceira. Mas as monjas de Portugal deram uma ótima contribuição, criando o formato de meia lua para os pastéis.
Por volta do ano de 1890, com a criação das primeiras pensões familiares e armazéns, começou a surgir às pastelarias chinesas, que tiveram de adaptar sua receita as matérias primas disponíveis no Brasil.
A culinária chinesa, ao passar dos anos no Brasil, sofreu varias modificações para se adaptar ao paladar brasileiro, entre eles, a substituição da carne de porco (mais consumida na China), pela carne bovina.
Outra modificação é, de nós, brasileiros, gostarmos de comer mais fritura, enquanto que os chineses preferem pratos refogados. Um dos exemplos é os nossos pastéis, pois aqui no Brasil, são saboreados fritos, mas na China, o tradicional pastel não é frito, e sim cozido.
Mas os pastéis só se tornaram populares no Brasil, durante a segunda guerra mundial, quando os japoneses, que para livrar-se da discriminação existente na época, em razão da aliança japonesa com os alemães e italianos, abriram no Brasil, diversas pastelarias no intuito de se passarem por chineses. Aos poucos, foram introduzindo seus princípios de manipulação e processamento de alimentos da culinária japonesa.
Graças ao pastel, as pessoas pararam de se preocupar de onde vinha ou o que estava