Crossfit
FILOSOFIA E HISTÓRIA DA FÍSICA CLÁSSICA
PROF. DR. AWDRY FEISSER MIQUELIN
21 Abril 2014
Fulano de Tal
FICHAMENTO: A FILOSOFIA NATUAL À ÉPOCA DE NEWTON.
Nesse artigo o autor tem por objetivo estabelecer de uma forma breve e didática, um contexto histórico de uma importante época para o desenvolvimento da física, o século XVII,
Embasado não correntes historiográficas de o Westfall, Dobbs, os Hall, ou Koyre, e no pensamento de René Descartes e nas críticas de outros pensadores contemporâneos, em especial, dos neoplatônicos.
Foi em Cambridge que Newton começa sua trajetória na Filosofia Natural influenciado por Descartes quanto dos neoplatônicos. Os filósofos naturais Descartes, Tomam Hobbes, Henry More, Ysaac Barrow, Pierre Gassendi e Robert Boyle são filósofos que influenciam diretamente os pensamentos de Newton.
Panorama geral da filosofia natural no século XVII
O autor classifica o pensamento natural da época como um realismo ingênuo, em torno dos sentidos como visão. A natureza limitada dos sentidos, por sua vez, reconhecida a partir das ilusões sensoriais, exige uma definição de critérios de apreensão do real que conduzam a verdade e não ao engano . Assim , a geometria euclidiana seria tomada como base inquestionável , quiçá primeira realidade do mundo ou com Galileu, o alfabeto com que Deus escreveu o universo.
A outra corrente, a da filosofia imperícia, argumentando sobre a incapacidade humana, diante da diversidade das coisas, de propor grandes sistemas coerentes, defende, num pré-positivismo, que o experimento criterioso e fundamental para o estabelecimento de verdades. Nesse período o conceito de Deus é muito presente e determinante para a maioria das concepções de natureza que surgiam. Para pensadores como Descartes e Hobbes , Deus era a causa primeira de tudo .
O conflito inevitável nos países católicos teve como vitimas mais ilustres Galileu e Bruno, é difícil perceber em que grau