trovoada
Trabalho Realizado por:
Paulo Vieira
Domingos Cunha
Data: 6 de Julho de 2014
Formador: Sílvio José Sevivas Silva
Domínio: Riscos Naturais
Índice
INTRODUÇÃO
O tema deste trabalho é a trovoada, achámos que era importante falar deste tema visto ser um fenómeno que ocorre frequentemente.
A trovoada é um fenómeno da natureza muito poderoso e gigantesco.
Muitas Pessoas têm medo da trovoada, porque elas são acompanhadas, na maioria das vezes por grandes relâmpagos que formam clarões, sons estrondosos vindos do céu e chuvas muito intensas
TROVOADA A trovoada é um fenómeno atmosférico que se traduz por descargas eléctricas, uma ou várias, que se manifestam por um clarão brusco e intenso, os relâmpagos; e por um ruído seco, quando está próxima, ou por um ruído surdo quando está longe. Para uma trovoada se formar é necessário que exista elevação de ar húmido numa atmosfera instável.
As trovoadas estão geralmente associadas a relâmpagos, trovões, rajadas de vento e queda de chuva intensa ou granizo.
Qual a origem do trovão?
Os trovões são os ruídos que os raios fazem quando atravessam o ar.
Durante uma trovoada geram-se descargas eléctricas para equilibrar a diferença de potencial entre o topo da nuvem (cargas positivas), a base da nuvem (cargas negativas) e o solo (carga positiva). A atmosfera funciona como isolador entre a nuvem e o solo. Quando a energia envolvida numa tempestade ultrapassa a resistência do ar, gera-se uma descarga entre o pólos de carga oposta. Esta descarga é caracterizada por um raio com temperaturas elevadas que aquecem o ar à sua passagem. O rápido aumento da pressão e temperatura fazem expandir violentamente o ar envolvente ao raio a velocidades superiores às do som, gerando-se uma onda de choque. O ribombar posterior a um trovão é conseguido pelo eco da onda de choque nas altas camadas da atmosfera e na geografia envolvente.
Nas proximidades do