Resumo sobre meteorologia
Massa de Ar: porção de ar de grandes dimensões certa homogeneidadetemperatura e umidade.
Avanço de massa de ar superfície com características diferentesOcasiona frentes
Frentes: áreas de baixa pressão entre essas massas de ar que causa: instabilidade atmosférica, nebulosidade e precipitação. Ou seja: frentes estão na TRANSIÇÃO de massas de ar diferentes.
Tipos:
Fria: massa de ar fria toma o lugar da massa de ar quente.Seu deslocamento é de NM pra SE. Por causa da ascensão do ar quente há instabilidade, pancadas de chuvas, trovoadas e pode ocorrer nevoeiro pós-frontal.
Quente: massa de ar quente toma lugar de massa de ar frio. Seu deslocamento é de SW para NE. Como não ocorre ascensão do ar frio sua instabilidade é menor. Há formação de névoas e nebulosidade estratiforme, chuvas (precipitação) leve porém continua. O nevoeiro se forma ANTES de sua ‘chegada’.
Estacionária: quando as massas de ar (a q empurra e a que antecede) tem equilíbrio de pressão. Isso faz com que a velocidade da frente fique menor e ela se ‘estaciona’ na região.
Oclusa: Frente fria alcança a quente e uma das duas eleva o ar mais quente. Ocorre fortes ventos e baixas pressões(ciclone extratropical).
Oclusão de frente fria: frente fria mais próxima da superfície.
Oclusão de frente quente: frente quente mais próxima da superfície.
Frontogênese: formação OU regeneração de uma frente
Frontolise: dissipação de uma frente
Linha de instabilidade: nebulosidade e mau tempo (CB).
Ciclone e furacões:
Condições básicas para formação de furacões: temperatura da superfície do oceanos = ou > que 26,6°C. Muito calor, ar úmido e pouco vento. Esses sistemas de baixa pressão recebem denominação de depressão tropical, tempestade tropical e furacões( de 1 a 5° de intensidade).
Os ciclones de médias latitude ou frontais são sistemas de forte magnitude. Podem atingir, em seu centro, pressão de 970 hpa. Duram de 3 a 10 dias, movimentam-se de oeste