Metereologia Bl 4
Meteorologia
METEOROLOGIA
A Meteorologia Aeronáutica se desenvolveu e se atualiza objetivando a segurança, a eficácia e a economia das viagens e demais atividades que utilizam o espaço aéreo.
Esta publicação visa informar, de modo simplificado, fundamentos de
Meteorologia para Comissários de Bordo.
INTRODUÇÃO
Meteorologia é a ciência que estuda a atmosfera, seus fenômenos e atividades.
A Meteorologia se divide em:
METEOROLOGIA PURA: é o estudo da meteorologia dirigida ao campo da pesquisa. Ex.: meteorologia sinótica, climática, tropical, polar, etc.
METEOROLOGIA APPLICADA: é o estudo da meteorologia dirigida para diversos ramos da atividade humana. Ex.: meteorologia agrícola, marítima, industrial, bioclimatologia, aeronáutica, etc.
METEOROLOGIA AERONÁUTICA: estuda os fenômenos meteorológicos que ocorrem na atmosfera, visando a
Economia e a Segurança do Vôo.
I – ATMOSFERA
Chamamos de atmosfera, a camada gasosa que envolve o globo terrestre, acompanha a Terra em seus movimentos e tem como função principal à filtragem seletiva da radiação eletromagnética solar.
A atmosfera mantém-se presa a
Terra pela ação da gravidade, que também é responsável pela sua maior concentração junto à superfície da Terra.
Podemos definir que cerca de metade da massa gasosa da atmosfera encontra-se concentrada abaixo de 6000mts (500 hectopascoal). Uma grande parte da radiação eletromagnética do sol é absorvida pela atmosfera ou refletida por esta de volta para o espaço. A radiação que atinge a superfície da Terra após o processo de filtragem seletiva da atmosfera, chamamos de INSOLAÇÃO.
Grande parte da radiação solar é luz visível, mas o sol também emite outros tipos de radiação eletromagnética como os raios ultravioletas, os raios X, os raios
Gama e as ondas de rádio, além da radiação infravermelha (calor).
CAMADAS DA ATMOSFERA
FASES DA METEOROLOGIA
AERONÁUTICA
Observação: é a verificação visual e