Testes
Teorias da Administração 2
Comunicação eficaz na administração 3
Clássicos da sociologia........................................................................................................... 4
Gestão ética nas organizações................................................................................................6
1 – Teorias da administração Abordagem clássica da administração – Existem pontos de divergências muito marcantes entra a administração cientifica de Frederick Taylor e a teoria clássica de Henri Fayol. Taylor focou seu trabalho na padronização dos métodos e da especialização do trabalho e buscava as condições que permitissem ao operário produzir com o máximo de eficiência, ou seja, Taylor pensava a organização a partir dos operários. Fayol deu foco a estrutura e a dividiu a organização em cinco funções (Técnica, comercial, financeira, de segurança, contábil e administrativa).
É preciso também ressaltar os pontos de convergências entre as duas as teorias da Abordagem Clássica como: a concepção de homo economicus segundo a qual as vantagens financeiras são os únicos fatores motivadores e o mesmo objetivo (máxima eficiência).
Abordagem humanista da administração – Surgiu com o aparecimento da teoria das relações humanas, nos EUA por volta da década de 30. Graças ao desenvolvimento das ciências sociais. Na abordagem humanista a preocupação com a máquina e com o método de trabalho e a preocupação com a organização formal e os princípios da administração cedem lugar a preocupação com as pessoas e com os grupos sociais.
A grande crise econômica que atormentou o mundo por volta da década de 30 intensificou a busca das organizações por eficiência, induzindo à reavaliação dos princípios clássicos da administração.
Abordagem comportamental da administração - A Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista) da Administração trouxe uma nova direção e um enfoque dentro da teoria administrativa: