Novas tecnologias metereológicas
RESUMO
O artigo visa apresentar as novas tecnologias na área da meteorologia, o avanço dos estudos em relação às catástrofes, cada vez mais presente no nosso cotidiano e a importância do aviso com antecedência.
A meteorologia é uma das áreas que estudam a atmosfera terreste, com foco nos fenômenos atmosféricos e a previsão do tempo. O grande avanço da tecnologia nos últimos anos fez com que os institutos da área meteorológica, se preparassem melhor para eventuais catástrofes que possam vir a acontecer.
Palavras-chave: Meteorologia. Catástrofe. Tecnologia. Atmosfera.
1 INTRODUÇÃO
O planeta terra há vários séculos sofre com a influência humana, o que afeta diretamente o clima mundial. Essas alterações climáticas possibilitam o acontecimento de desastres naturais de efeitos catastróficos como furacões, tornados e tempestades. Não há como evitar tais acontecimentos, porém há como amenizar seus efeitos sobre a sociedade.
Com o avanço da informática e dos satélites espaciais novas tecnologias de previsão do tempo estão surgindo, possibilitando previsões precisas e antecipadas, aumentando o tempo que a população tem para tomar as devidas providencias no caso desses desastres naturais.
2 DESENVOLVIMENTO
Nos últimos anos o número de catástrofes naturais, sobretudo furacões e tornados, tem aumentado significativamente em determinadas regiões do planeta. Atualmente existe uma diversidade de equipamentos utilizados para fazer o monitoramento do tempo que além de monitorar, também emitem sinais de alerta que ao serem interpretados por profissionais na área de meteorologia, podem ajudar a salvar vidas no caso de uma tempestade severa, por exemplo. Hoje em dia, a média de tempo de previsão e alerta desses tipos de desastres naturais é de 14 minutos, ou seja, é possível emitir um alerta de tempestade 14 minutos antes da mesma acontecer, porém esta média já esteve com um valor bem abaixo uma vez que antes
da