aaaa
A primeira geração de computadores, foram os computadores com tecnologia baseado no uso de válvulas e relês eletromecânicos, eram usados para fazer cálculos complexos como SSEC da IBM que era usado para calcular as tabelas de posições da lua (utilizadas na primeira alunissagem). E o Eniac que era usado em simulação numérica para o projeto da bomba H, em projetos de túneis de vento e em previsões metereológicas.
Os computadores da primeira geração não contavam com linguagem padronizada de programação, sendo que para acrescentar novas funções era necessário reprogramar os computadores.
No entanto esses computadores sofriam de superaquecimento, grande consumo de energia e era gigantesco chegando a ter 180 m².
Segunda Geração
A segunda geração de computadores, tinham a tecnologia baseado no uso de transistores em substituição as válvulas, levando vantagem sobre as válvulas os transistores não queimavam tanto não consumiam tanta energia e eram bem menores, e as linguagens de maquinas foram substituídas pela linguagem Assembly. Foram usados inicialmente para mecanismos de controles de usinas nucleares. Terceira Geração
Nessa geração a inovação é a miniaturização dos circuitos integrados, também conhecido como microchips, eles eram construídos integrando um grande numero de transistores o que possibilitou a construção de equipamentos menores e mais baratos. E também possibilitavam a fabricação em massa, e com ele vieram as programações de alto nível.
Quarta Geração
Em 1975/77, ocorreram avanços significativos, surgindo os microprocessadores, os microcomputadores e os supercomputadores. Em 1977 houve uma explosão no mercado de microcomputadores, sendo fabricados em escala comercial e a partir daí a evolução foi sendo cada vez maior, até chegar aos micros