nervos cranianos
Fazendo uma Análise morfofuncional dos nervos Cranianos temos:
Objetivo
Este trabalho foi desenvolvido como Atividade Práticas Supervisionada da matéria de Anatomia que faz parte do currículo Acadêmico da graduação de Enfermagem sob a orientação da professora Monica Candido..
Metodologia
A metodologia do trabalho foi pesquisa Bibliográfica nos livros de Anatomia e Fisiologia e pesquisa em artigos padrões de acometimento dos nervos cranianos.
Aonde cheguei à conclusão abaixo:
Desenvolvimento
Nervos cranianos Feixes de prolongamentos de células nervosas e neurônios que inervam músculos ou glândulas, ou manda impulsos provenientes de áreas sensitivas, são os que fazem conexão com o encéfalo. Os 12 pares de nervos cranianos recebem uma nomenclatura especifica de acordo com a sua origem. Sendo dois pares se originam do prosencéfalo e 10 pares se originam do mesencéfalo e rombencéfalo. As fibras dos nervos cranianos podem ser classificados em aferentes e eferentes e divididos em somática e visceral.
Os pares de nervos cranianos são numerados em algarismo romanos para se referir à ordem em que os nervos estão posicionados da parte anterior para posterior.
Nervo Olfatório:
É constituído por numerosos nervosos olfatórios que transmitem impulsos sensoriais, que se originam na parte olfatória da mucosa das fossas nasais, atravessam a lâmina crivosa do osso etmoide e terminam no