Nervos Cranianos
NERVOS CRANIANOS
NOME: Rodrigo dos Santos Auzier
MAT: 21453165
TURMA: 92
SUB-TURMA: 04
MANAUS
2014
Os nervos que fazem conexão com o encéfalo são chamados de nervos cranianos. A maioria deles se liga ao tronco encefálico, com exceção dos nervo óptico e olfatório, que se ligam respectivamente ao telencéfalo e ao diencéfalo eles são divididos em 12 pares em sequência crânio- caudal, eles são:
1- Nervo Olfatório: o primeiro par origina-se na região olfatória de cada fossa nasal, atravessando a lâmina crivosa do osso etmoide e termina no bulbo olfatório. É um nervo exclusivamente sensitivo, cujas fibras conduzem impulsos olfatórios, sendo classificado como aferentes viscerais especiais.
2- Nervo Óptico: o segundo par se origina na retina, emergindo próximo ao pólo posterior de cada bulbo ocular, penetrando no crânio pelo canal óptico. Os nervos se unem cada um com seu lado oposto para formar o quiasma óptico. Este nervo também é exclusivamente sensitivo, e conduz impulsos visuais, classificando-se como aferentes somáticos especiais.
3- Nervo Oculomotor: o terceiro par são nervos motores que penetram na órbita pela fissura orbital superior, distribuindo-se aos músculos extrínsecos do bulbo ocular, são classificados como eferentes somáticos. Além disso, o nervo oculomotor possui fibras responsáveis pela inervação pré-ganglionar dos músculos intrínsecos do bulbo ocular, como o músculo ciliar e o músculo esfíncter da pupila. Estes músculos são lisos, e as fibras que o inervam são chamadas de eferentes viscerais gerais.
4- Nervo Troclear: o quarto par é o único par que emerge posteriormente, ele contorna o mesencéfalo e depois emerge pelo sulco bulbo- pontino. Ele inerva o músculo oblíquo superior do bulbo ocular. É um nervo motor que penetra na órbita pela fissura orbital superior, suas fibras são eferentes somáticas.
5- Nervo Trigêmeo: o quinto par é um nervo misto, possui