nervos cranianos
Os nervos cranianos são feixes de fibras sensitivas ou motoras que inervam músculos ou glândulas, conduzem impulsos de receptores sensitivos ou tem uma associação de fibras motoras e sensitivas. Os nervos cranianos emergem através de forames ou fissuras no crânio e são cobertos por bainhas tubulares derivadas das meninges cranianas. São 12 pares de nervos cranianos, seus nomes refletem sua distribuição geral ou função.
Nervo Olfatório (NCI) - É exclusivamente sensitiva sensitivo e ligado a olfação, como o nome indica, iniciando-se em terminações nervosas situadas na mucosa nasal. Os processos centrais dos neurônios receptores olfatórios ascendem através dos forames na lamina cribriforme do etmoide para chegar aos bulbos olfatórios na fossa anterior do crânio. Esses nervos fazem sinapse em neurônios acompanham os tratos olfatórios até as áreas primarias e associadas do córtex cerebral.
Nervo Óptico (NCII) - exclusivamente sensitivo - sensitivo especial. As fibras do nervo óptico originam-se de células ganglionares na retina. As fibras nervosas saem da orbita através dos canais ópticos; as fibras da metade nasal da retina cruzam para o outro lado do quiasma óptico. Depois as fibras seguem através dos tratos ópticos ate os corpos geniculados do tálamo, onde fazem sinapse em neurônios cujos processos formam as radiações ópticos para o córtex visual primário do lobo occipital.
Nervo Oculomotor (NCIII) - Motor somático (eferente somático geral) e motor visceral (parassimpático- eferente visceral geral). Esses nervos origina-se do tronco encefálico,, emergindo medialmente aos pedúnculos cerebrais, e seguem na parede lateral do seio cavernoso. Esses nervos entram na orbita através das fissuras orbitais superiores e dividem-se em ramos superiores e inferior.
Nervo Troclear (NCIV) - Enviam fibras motoras somáticas para os músculos oblíquos superior e enviam fibras proprioceptivas para esses músculos que abduzem, deprimem e giram medialmente o bulbo do