Portifolio
CAMPUS PROFESSORA CINOBELINA ELVAS – CPCE
CURSO: ENGENHARIA AGRONÔMICA DISCIPLINA: BOTÂNICA SISTEMÁTICA
PROFª: JOXLEIDE MENDES
PORTIFÓLIO
ROGÉRIO DOS SANTOS LUZ
BOM JESUS - 2014
RAIZ
Órgão geralmente subterrâneo, que se destina à fixação do vegetal ao substrato e a captação e transporte da seiva inorgânica, também funcionando como órgão de reserva e tem origem no embrião.
São as raízes que se fixam ao solo de onde elas retiram principalmente água e sais minerais. Ao examinar a parte terminal de uma raiz é possível observar que sua ponta é recoberta por um capuz que se ajusta como um dedal a um dedo, este órgão é a coifa, cuja função principal é protetora: amortece o atrito da raiz em crescimento contra as partículas de solo. Em plantas aquáticas a coifa é especialmente desenvolvida ela pode ser constituída de varias camadas superposta. Nessa planta a principal função dela é proteger partes delicadas na extremidade da raiz contra ataques de microorganismos, sobretudo bactérias, que na água vivem em abundância. A partir da coifa um pouco mais acima encontra - se geralmente nas raízes novas uma série de pêlos muito delicados que estabelecem intimo contato entre elas e as partículas que compõe o solo, esses são os pelos absorventes. A função desses pêlos é a absorção, eles retiram do solo principalmente água, mas também sais que as plantas precisam, a medida que as raízes envelhecem esses pêlos absorventes morrem ou caem e são substituídos pelas raízes secundárias, terciárias, etc. As quais são ramificações das próprias raízes e essas são mais velhas e mais desenvolvidas e mais afastadas da ponta das raízes em que se encontram.
Entre a região da coifa e de ramificação encontra – se uma zona que não é ramificada que é conhecida como região desnuda, é nessa região que se observa o crescimento da raiz que se faz por distensão. Nem todas as plantas têm o sistema radicular do mesmo tipo.
Quando