Portifólio
CONTEXTUALIZANDO TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PORTIFÓLIO
Luciana Andréia Vijales
Andréia Pacheco da Rosa Cândido
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia/Licenciatura (PED-9471) – Estágio III
28/05/12
1 INTRODUÇÃO
O presente memorial descritivo refere-se ao estágio de docência na Educação Infantil. O tema escolhido foi Contextualizando Teoria e Prática na Educação Infantil: Portifólio.
Este trabalho tem por finalidade apresentar o contexto entre teoria e prática do portifólio na Educação Infantil. Nele, será feito uma reflexão sobre as práticas de avaliação no que se refere ao trabalho com portifólios na Educação Infantil. O resultado indica a importância de trabalhar projetos relativos a formação de professores, não somente no sentido de aprender a utilizar o portifólio como uma método de avaliação, mas também de entender as concepções de criança, do seu desenvolvimento, da educação e da avaliação.
O portifólio vem se apresentando como um ótimo recurso para a aprendizagem e a avaliação, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, pois pode capturar a dinamicidade do desenvolvimento e da aprendizagem infantil.
Este estágio será realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Coração de Mãe, situada na Estrada Geral de Ibiraquera, s/nº bairro Ibiraquera, no município de Imbituba, SC. A escola está em boas condições de uso, pois passou por reformas no ano passado. Nela possui 3 salas de aula, uma sala de estudos, uma sala de professores, uma sala da equipe administrativa, uma secretaria, uma cozinha, um depósito, um refeitório, um pátio coberto, uma sala de informática, e 2 banheiros, um para os alunos e uma para os professores. A sala do Pré IV, possui mobiliário adequado ao tamanho dos alunos com mesas coletivas, é também composta por materiais pedagógicos constituído por jogos de alfabetização e brinquedos, quadro, mesa do professor e armário.
O corpo técnico e