Portifólio
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DO CENTRO OESTE
PEDAGOGIA
PORTFÓLIO
DENISE NATÁLIA QUELIMARQUES ALVES
Luziânia - GO.
2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DO CENTRO OESTE
PEDAGOGIA
PORTFÓLIO
DENISE NATÁLIA QUELIMARQUES ALVES
Luziânia – GO.
2011
INTRODUÇÃO
O que é Portfólio?
O portfólio é “uma pasta que guarda amostras de um processo em andamento” (MIRANDA, 2005, p. 41) e tem sua origem associada aos artistas plásticos, que julgavam suas obras e armazenavam em um único espaço, organizadas cronologicamente, de modo a fornecer uma ideia de como se encontra o estado evolutivo de suas produções. Para exemplificar melhor, imagine uma pessoa que precisa de um emprego como artista gráfico em uma empresa de renome. A fim de mostrar suas capacidades artísticas, reúne os seus melhores trabalhos e apresenta à companhia. Nesse sentido, o portfólio se configura como o espaço avaliativo e de registro das atividades desempenhadas no seu Curso. Além de seu valor elementar de registro, destaca-se sua importância pedagógica, uma vez que:
(…) consiste num procedimento de registros frequentes a respeito de um processo vivenciado ao longo de um período, determinado ou não. Nesse procedimento, os registros devem enfatizar, além dos conhecimentos construídos, o caminho percorrido para essa construção, as dúvidas, as reflexões próprias a respeito da(s) temática(s) em questão, bem como sugestões e críticas (ROCHA & GOTTSCHALL, 2008, p. 187).
Muito mais que um simples depósito de documentos, trata-se de um espaço para reflexão das experiências vividas, ou seja, um registro do rico caminho percorrido pelo processo de ensino-aprendizagem. Assim, além de armazenar as produções ao longo de cada semestre, o portfólio é um mecanismo para que se possa refletir sobre a razão pela qual se estudou algum conteúdo e, também, discutir o que foi proveitoso e o que precisa ser melhorado. Sobre as