Partido Pirata
TURMA:
DATA: / /
ALUNOS (AS): Leia o texto a seguir e responda as questões propostas:
Partido Pirata
Surgimento
O Partido Pirata surgiu no Brasil enquanto movimento no final de 2007, a partir da rede Internacional de Partidos Piratas, pela defesa do acesso à informação, do compartilhamento do conhecimento, da transparência na gestão pública e da privacidade – direitos fundamentais que são ameaçados constantemente pelos governos e corporações para controlar e monitorar os cidadãos.
Os ativistas do Movimento Partido Pirata do Brasil (MPPBr) se reuniram em vários eventos, como a Campus Party de São Paulo e o Circo Digital no Rio de Janeiro, mas seu primeiro encontro oficial foi realizado em São Paulo nos dias 28 e 29 de março de 2009, na chamada “I Insurgência Pirata”, evento que reuniu parte de seus principais integrantes, para definir as pautas de atuação do Partido Pirata no Brasil.
Entre os anos de 2009 e 2011, coletivos do Movimento Partido Pirata do Brasil foram se formando em diferentes estados do país e nacionalmente seus integrantes iniciaram o processo de legalização do Partido. Resultantes do amadurecimento das pautas no Movimento, dois documentos históricos foram elaborados colaborativamente nesse período, a Carta de princípios e o Manifesto.
Fundação
A fundação oficial do Partido Pirata do Brasil ocorreu durante a Convenção Nacional de Fundação, entre os dias 27 e 28 de julho de 2012, na Sede Social da Soledade, em Recife. Cerca de 130 ativistas e simpatizantes de 15 estados brasileiros se reuniram para discutir as propostas finais do estatuto e do programa partidário, e, no último dia do evento, assinaram a ata de fundação.
O Estatuto e o Programa já aprovados serão publicados no Diário Oficial da União (ajude-nos a arrecadar fundos para publicar esses documentos!) e a ata de fundação será registrada em cartório, para que o PIRATAS passe a ser uma organização