Participação Democrática
INTRODUÇÃO
Desde muito tempo a democracia faz parte do contexto histórico da humanidade visto que na Grécia e Atenas, já utilizavam-na como uma forma de governo, da maneira que o poder de decisões politicas eram tomadas junto com o povo, tanto de uma forma direta ou indireta por meio de representantes.
Considerando os anos que se passaram desde então, a democracia volta a permear a humanidade, visando à efetiva participação dos cidadãos, concebendo esta forma de sistema também no âmbito escolar e de gestão pública, como iremos explicitar, mas além.
Porém, dada inicio a leitura, pode-se observar que nem sempre a Palavra Democracia é sinônima da participação de todos os indivíduos envolvidos, oras por desinteresse próprio de tal, oras por exclusão do próprio sistema adotado pelos representantes.
Em seguida, será exposta uma breve concepção de Democracia Participativa por alguns autores ligados diretamente ao Serviço Social, algum destes autores possibilita a nos uma compreensão sobre o assistente social na escola publica, com uma concepção voltada a gestão atual. Outro por sua vez faz menção ao Estado para a sociedade civil, relatando temas éticos e políticos da gestão democrática.
1. ORIGEM DAS PALAVRAS DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO
1.1. DEMOCRACIA
A palavra democracia, de origem grega, significa, pela etimologia, demos - povo e kratein - governar. Foi o historiador Heródoto quem utilizou o termo democracia pela primeira vez no século V antes de Cristo (OUTHWAITE; BOTTOMORE, 1996, p.179) A democracia é o governo do povo, pelo povo, para o povo. “(Abraham Lincoln)
1.2. PARTICIPAÇÃO
A palavra “participação”, no plano conceitual, segundo Aurélio Buarque de Holanda (1988), origina-se do latim participatio e significa ato ou efeito de participar. Já o verbo participar, dependendo do seu uso, pode ter vários significados: a) fazer saber, informar, anunciar, comunicar; b) ter parte em;