Os mecanismos de participação da escola numa perspectiva democratica
BARROSO, J. O reforço da autonomia das escolas e a flexibilização da gestão escolar em Portugal. In: FERREIRA, N. S. C.(Org.). Gestão democrática da educação: Atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 1998, p 16.
CRUZ, Ana Claudia do Nascimento; LIMA, Simone de Nazaré Costa. Gestão democrática e projeto político pedagógico como perspectivas de democratização da escola pública brasileira. 2010, p 51, 68 . Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação para obtenção do Título de Licenciada Plena em Pedagogia)-Universidade do Estado do Pará – UEPA, Campus X - Igarapé-Açu, 2001. GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E.(orgs). Autonomia da escola: princípios e proposições. São Paulo: Cortez, 1997, p 16.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da escola: teoria e prática. 5 ed. Revista e ampliada. Goiânia: ALTERNATIVA, 2004, p 141.
INFORMAÇÕES DO AUTOR
Francisco Wallison Dias Costa - Acadêmico do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia (UEPA/CAMPUS X) Compõe o Grupo de Pesquisa UEPA/CNPq: (GPEFORP)- Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar.
Email: fwallisondiasc@hotmail.com
Apoio
X
CAMPUS
X SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO – UFPA – BELÉM
OS MECANISMOS DE PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA NUMA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA.
08 de Novembro de 2011
UFPA Belém – Pará
RESUMO O trabalho busca refletir a estrutura de alguns mecanismos que contribuem para o funcionamento e a conquista de uma gestão democrática nas escolas, ressaltando algumas características necessárias no processo de participação da escola e na garantia da autonomia nas diferentes vertentes existentes no âmbito escolar, sejam no setor financeiro, jurídico, administrativo e pedagógico exemplificando a importância de cada uma, além de informar a necessidade da comunidade interna e externa da instituição quanto ao seu direito de participar da gestão democrática através das