Gestão democrática e participativa: educar com a participação de todos
Maria Luciane Fideles Nunes¹
Hartog, Mara Sandra²
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo esclarecer a importância da gestão democrática e participativa dentro das escolas municipais da cidade de Maribondo AL e também focaliza as dificuldades encontradas pelos gestores das escolas que muitas vezes a mesma não se concretiza por falta de participação dos indivíduos que compõem a escola. Isto implica em participação e, portanto, é uma tarefa gigantesca a ser conquistada pela educação, especialmente quando observamos que a escola, na prática cotidiana, enquanto instituição social não está conseguindo se desincumbir de todas as tarefas que lhe são atribuídas. Portanto este artigo foi projetado com o intuito de descobrir quais os acessos e dificuldades enfrentados pelos gestores das escolas municipais de Maribondo AL que tentam priorizar uma gestão democrática e participativa. A pesquisa foi de cunho qualitativo, sendo realizada nas escolas com educadores por meio de observações, questionários e entrevistas no sentido de promover melhorias gerais no ensino.
Palavras – Chaves: Gestão democrática. Participação. Dificuldades.
Introdução
A realização desta pesquisa surgiu na perspectiva de analisar quais os acessos e dificuldades enfrentados pelos gestores das escolas municipais do município de Maribondo AL que tentam priorizar uma gestão democrática e participativa. Por fazer parte do quadro educacional deste município atuando como educadora, foi possível perceber as dificuldades enfrentadas pelos gestores que tentam desenvolver uma atuação democrática e participativa. Refletindo sobre isso optei por realizar esta pesquisa buscando respostas para as dificuldades que os gestores enfrentam e para importância do trabalho coletivo.
Pretende-se também com esta pesquisa, provocar uma autorreflexão por parte dos diferentes participantes da comunidade escolar sobre sua