Trabalho de
Nome: Denis Marcos
RA: 129531533 – 1º Ano
Pesquisar o significado de: • Interpretadores • Compiladores • Linguagem de programação de alto nível e baixo nível
Um interpretador é um programa que age como se fosse um intérprete, percorrendo as instruções de um programa escrito em uma determinada linguagem de programação e, à medida que vai interpretando cada instrução, vai traduzindo para o processador, que então executa cada ação correspondente. O interpretador analisa sintaticamente e semanticamente o código, se estas duas etapas forem realizadas e executadas de forma correta o código está pronto para funcionar. Compilador é um programa ou um grupo de programas que escrito por uma linguagem (esta sendo necessária de compilação para sua execução) ao ser compilado gera outro código que é interpretado pelo computador. Este código compilado é chamado de código objeto, podendo ser um arquivo executável que é reproduzido em um sistema operacional, por exemplo. Este tipo de tradutor é um dos mais utilizados.
Linguagem de programação de baixo nível trata-se de uma linguagem de programação que compreende as características da arquitetura do computador. Assim, utiliza somente instruções do processador, para isso é necessário conhecer os registradores da máquina. Nesse sentido, as linguagens de baixo nível estão diretamente relacionadas com a arquitetura do computador. Um exemplo é a linguagem Assembly (não Assembler) que trabalha diretamente com os registradores do processador, manipulando dados.
Linguagem de programação de alto nível está muito mais próxima do programador do que do dispositivo, ou seja, é uma linguagem muito mais intuitiva. Existem linguagens onde é feito um diagrama e esse diagrama que nada mais é do que um desenho é convertido para uma linguagem de programação pré-selecionada. Essa é uma linguagem bem mais amigável ao programador devido à