Parecer do filme Dr. Morte
Parecer sobre o filme Dr. Morte
Partindo da analise do filme, torna-se procedente dizer que o Dr. Jack Kevorvian (Al Pacino) cometeu eu não diria homicídios, mas sim “incentivo ao suicídio”, visto que o art. 122 do Código Penal afirma que prestar auxílio para que alguém cause sua própria morte é considerado suicídio assistido. O argumento que eu uso para dizer que o método que o Dr. Morte usou em seus pacientes é um incentivo ao suicídio, pode partir do exemplo do estímulo resposta de Burrhus Frederic Skinner , onde a pessoa ao receber o estimulo (a dor) ela vai querer uma resposta para suprir aquela dor ou aquela angustia de estar acamada, fazendo assim que ela aciona o dispositivo para que a droga percorra seu corpo e a dor passe (resposta), trazendo-a a óbito. É sabido que o ser o humano apesar de ser racional, as vezes age por impulso, cujo resultado as vezes não são favoráveis e por conseguinte batendo o arrependimento.
O mesmo artigo (122 do CP), compreende que a pena de reclusão de seis anos pode ser duplicada ou até mesmo chegar a 30 anos, se a vítima estiver em situação de baixa resistência, como bem nos apresenta a peculiaridade das características dos pacientes.
No tocante à apreciação dos fatos e em virtude do número de vítimas, fica favorável à aplicação de uma pena, considerando o número potencial de 131 vítimas.
Por fim, julgar quem é a favor da eutanásia fica longe dos meus conceitos, pois é sabido que “todo ponto de vista é a vista de um ponto” Leonardo Boff . Outrossim, a eutanásia ela pode ser observada pelo prisma do sujeito, da família, da religiosidade, entre outros. Sendo assim, apenas deixo aqui o meu parecer DESFAVORAVEL sobre a atitude (eutanásia) tomada pelo Dr Morte.