Resenha Nell
Aluna: Natálie Iggnacio Vasconcelos
Sinopse:
Nell é uma jovem mulher que mora em uma floresta, sem contato com o mundo exterior. Foi criada pela mãe, vítima de um derrame cerebral, aprendendo umalinguagem própria e distorcida devido à deficiência materna. Teve a companhia da irmã gêmea, que morreu ainda criança.
Antes de falecer, a mãe que sofreu um estupro, cria a filha, ensinando valoresreligiosos e mostrando que o homem é mau.
Quando descoberta pelo médico, Dr. Lovell e pela psicóloga, Drª Paula, surge o questionamento do que fazer com relação à Nell. De opiniões divergentes noinício, Dr. Lovell defende o modo de vida e a autonomia de Nell, buscando apenas compreendê-la e mostrar o lado bom da convivência com outras pessoas. Em contrapartida, a psicóloga acredita que o melhorseria retirá-la de seu ambiente e interná-la em uma clínica, a fim de estudar o seu caso.
Narrativa
O filme trata de uma mulher de aproximadamente 30 anos, criada na floresta com sua mãe e irmã gêmea que faleceu entre os 6 e 10 anos de idade.
A mãe de Nell sofreu um AVC e por esse motivo tinha sua dicção bastante prejudicada e, por ser afásica, escondia-se do mundo provavelmente por ter sido vítima de estupro e não ter parentes próximos para auxiliá-la.
Sendo assim, Nell viveu por 30 anos uma vida bastante simples e tinha um dialeto próprio inspirado nas dificuldades de fala de sua mãe e da própria vivência da moça, até ser descoberta pelo Doutor Lovell no momento em que ele foi constatar a morte de sua mãe.
Nell tornou-se um caso interessante para este médico, a ponto de o mesmo pedir ajuda e o filme concentra-se neste decisão:
O que fazer com Nell? Ela era capazde viver sozinha na floresta? Deveria ser internada em um hospital? Era autista, deficiente mental, louca?
A trama gira em torno desta decisão e os médicos Dr. Lovell e Dra. Paula (psicóloga) tentam defender seus pontos de vista, inicialmente antagônicos, mas que durante a observação, mudam