Fichamento Manuel Castells - A Crise da Democracia, Governança Global e a Emergência de uma Sociedade Civil Global
Teoria Geral do Estado
Título da Obra – CASTELLS, Manuel. A Crise da Democracia, Governança Global e a Emergência de uma Sociedade Civil Global.
Unidade(s)de Leitura –Páginas 95 a 128.
O objetivo principal de Castells nesse texto é a identificação dos fatores subjacentes à crise politica de governança global. Como introdução, o autor apresenta pesquisas e dados estatísticos que atestam a crise generalizada de legitimidade política pelo mundo. A globalização teria parcela grande de participação nessa crise, visto que diversas questões cruciais do cotidiano da população não estão limitadas às fronteiras do país em que residem, mas são interdependentes do contexto mundial.
A globalização levaria à diversas crises do Estado, como à crise de eficiência, à crise de legitimidade, à crise de identidade e à crise de equidade. Diferentes propostas seriam feitas a essas crises: a constituição de um governo mundial, a regulação pelo mercado, a sociedade civil global, etc. Enfoque especial é dado pelo autor para a proposta dos Estados-rede, caracterizados pelo compartilhamento de soberania e responsabilidade dos procedimentos de governança, mas que acarreta outros tipos de problema referentes a coordenação e autonomia, ao que Castells afirma que enquanto perdurarem as contradições geopolíticas, impossível será a tomada de decisões a partir de redes de governança.
A partir disso, o autor propõe o seguinte questionamento: como governar num processo de soberania partilhada? Seriam necessárias diversos procedimentos, tais como parecerias entre o setor público e o privado, um movimento global em prol da justiça mundial, redefinição do papel de instituições internacionais como a ONU, o uso da internet como ferramenta organizacional e de comunicação, dentre outros.
Em seguida, o autor parte para a apresentação de diversos tipos de como uma sociedade civil global pode se manifestar para a tomada de decisões em escala mundial: movimentos de opinião