Fragmentos de Um Interruptor
Comunicação Social – Jornalismo
Orientador: Alexandre Schirmer
Edson Junior e Shirley Paschoal
A REALIDADE DO MAL DE ALZHEIMER EM BRASÍLIA
SEGUNDO TRATAMENTO DO ROTEIRO
OBSERVAÇÕES:
1. As principais mudanças do primeiro tratamento do roteiro para o segundo estão na sua estrutura.
2. Retiramos as partes envolvendo o Ministério da Saúde e focamos no ambiente familiar, no parecer médico e na problemática envolvendo os métodos alternativos para se cuidar dos pacientes.
3. Ainda são provisórias as cenas de filmes que escolhemos usar na obra. Acreditamos que possa ser fundamental, pois tais cenas ilustram o conflito movem a história adiante.
4. A trilha sonora se encontra em fase de descobrimento.
5. Neste segundo roteiro nos aperfeiçoamos com base em uma citação de Stanley Kubrick “Um filme é - ou deveria ser - mais parecido com música do que com ficção. Deveria ser uma progressão de humor e sentimentos. O tema, o que está por trás da emoção e o significado, tudo isso vem depois”
(1) Sobre um fundo negro, a imagem do personagem 1. Quadro com imagem estática de Edson Caldeira da Costa aparece e desaparece em fade seguido da frase “A Família de Edson”
(2) Breve explicação da esposa sobre a vida do marido desde quando era pequeno até se conhecerem e se apaixonarem.
(3) Em seguida a imagem do personagem 2. Quadro com imagem estática de José Amorim dos Santos aparece e desaparece em fade seguido da frase “A Família de José”
(4) Breve explicação da história de José. Sua esposa explica como se conheceram e de como fizeram parte da primeira turma de medicina da UNB.
(5) Em seguida a imagem do personagem 3. Quadro com imagem estática de Maria José de Souza aparece e desaparece em fade seguido da frase “A Família de Maria”.
(6) Breve explicação de uma história de mãe e filha contando como era sua relação.
FADE OUT
Fundo Negro
(7) Em um fundo negro aparece em fade o título do documentário
“A REALIDADE