You dont know jack
"You don't know Jack". Retrato do homem conhecido por Dr. Morte por Davdi Carr. Exclusivo i/The New York Times, Publicado em 28 de Abril de 2010
O filme biográfico sobre Jack Kevorkian, o médico que ficou famoso por dar assistência a 130 suicídios, estreou na HBO nos Estados Unidos. Al PAcino de volta ao pequeno écran
Ao ver o filme da HBO "You Don't Know Jack", há qualquer coisa de simultaneamente familiar e perturbador na cara daquele homem, quando aparece pela primeira vez. É difícil definir com exactidão a sensação, mas ao assimilar a retórica, os óculos tão antiquados que voltaram a estar na moda e o sorriso desmaiado, achamos que conhecemos a pessoa em questão. Ah sim, o Dr. Morte, o homem que tem para muitos acamados um comportamento amigável e mortífero.
Ou talvez não. Os produtores deste filme biográfico sobre Jack Kevorkian, o médico que ficou famoso por ter dado assistência a 130 suicídios, poderiam argumentar que, embora muitas pessoas saibam da existência dele, no fundo, não o compreendem. "Ele recusou dar esse tipo de ajuda à grande maioria das pessoas que se lhe dirigiam, não cobrava nada pelo que fazia e não via esses pacientes como pessoas que estava a matar", diz Al Pacino, que faz de Dr. Kevorkian no filme, que se estreou sábado no canal norte-americano de televisão. "Ele vi-as como pessoas que podia libertar do sofrimento."
Pacino e Barry Levinson, o realizador do filme, disseram numa entrevista recente que não tinham qualquer desejo de provocar uma controvérsia. Numa altura de grande furor a propósito dos chamados painéis da morte, que se tornaram parte do debate sobre a reforma da saúde - se bem que a proposta de lei não contivesse quaisquer disposições nesse sentido -, ambos disseram que o filme não pretendia resolver as grandes questões morais e jurídicas associadas a Kevorkian, mas sim fazer um retrato matizado de um homem que ficou conhecido através de cabeçalhos em parangonas e excertos incendiários de declarações.