PACTUS
Curso Eletroeletrônico
Aparelho Fisioterapêutico
Gilberto Nepomuceno
Disciplina Projetos
Sumário
INTRODUÇÃO
O aparelho fisioterapêutico “PECTUS”, será muito importante na área da medicina fisioterapeutica, pois visa melhorar o desempenho de uma técnica fisioterápica que se encontra sem solução, apesar de já estar sendo testando no Brasil e em outros países, ainda não temos resultado de um bom funcionamento.
Pectus e um equipamento que servirá para tratamento de pessoas que nascem com uma anomalia da má formação na cartilagem do torax pra esta má formação deram o nome de pectus excavatum, (peito escavado), o aparelho funcionará da seguinte forma: será colocado sobre o peito do paciente, e terá como ferramenta uma força de ar reversa, ou seja, exercerá um processo de sucção sobre esta área fazendo com que esta anomalia seja reparada depois de algumas sessões .
PROBLEMA
Como melhorar a eficiência deste tratamento para obtermos melhores resultados e em tempos significantes? Após fazer algumas pesquisas, o maior problema que encontrei foi a ineficiência do aparelho que hoje e manual, ou seja, o próprio paciente ou uma pessoa responsável fica operando uma espécie de bomba de ar a qual após apertada retira o ar do recipiente colocado sobre o peito do paciente exercendo uma sucção e o tempo e regulado através de um relógio onde o tempo estimado e de até três horas diárias. Uma solução para este problema, seria automatizar este aparelho eletronicamente onde o mesmo seria operado por um profissional da área, que irá programar o tempo e o fluxo de ar necessário que serão ideais para um bom resultado.
Este processo deixaria o paciente com as mão livres e podendo se distrair com outras coisa bem com interagindo com algum equipamento eletrônico assim com seu relaxamento os resultado sem duvidas seriam melhores.
ANALISE DE VIABILIDADE