INTRODUÇÃO A GESTÃO AMBIENTAL
Para iniciar este artigo vamos primeiro conhecer o que e mata ciliar.
Mata ciliar: e um tipo de cobertura vegetal nativa que fica as margens de rios, lagos, igarapés, nascentes e represas.
O nome mata ciliar vem da importância da proteção de rios e lagos tais como são cílios para nossos olhos. As matas ciliares também são conhecidas como mata de galeria, vegetação ribeirinha, ou riparia.
As matas ciliares são de funções importantes para o equilíbrio ecológico, oferecendo proteção para as aguas e solo reduzindo o assoreamento e a força das aguas, filtrando os poluentes mantendo a qualidade da agua. Além de formarem corredores que contribuem para a conservação da biodiversidade sendo também grande fonte de nutrientes para o habitat natural.
2-introdução
Em regiões com desequilíbrio ecológico a mata ciliar não e capaz de sozinha de impedir a erosão das margens, ela somente ajuda. Rios em processo de assoreamento tendem a sair de seu leito com mais facilidade durante as chuvas provocando inundações e solapamento das margens. As arvores não suportam as constantes agressões sofridas e terminam por ser levadas pela força da agua e a falta de superfície de sustentação.
Exemplo de área sem a presença de mata ciliar.
Alguns fazendeiros destroem as margens do rio, para que seu gado tenha mais facilidade de chegar mais próximo, outros destroem para que os igarapés aumentem a produção de agua durante a estiagem. Esta realidade deve ao fato de alguns pensarem que a o fato de as arvores não bomberem a agua usada na transpiração das plantas, mas ocorre totalmente ao contrario, pois com a falta da mata ciliar ocorre um rebaixamento do nível do lençol freático.
Já no meio urbano a impermeabilização do solo causada pelo asfaltamento de ruas, calçamento resistente de casa e etc., gera uma contradição trágica para conservação das matas ciliares. Governos com o intuito de resolverem os