Oxirredução
Como estas ligações podem ser muito fortes, energia, geralmente na forma de calor, é necessária para iniciar a reação. As novas substâncias possuem propriedades diferentes das substâncias originais (reagentes). http://monografias.brasilescola.com/quimica/reacoes-quimica.htm Reagentes (1° membro) – são as substâncias que estão no início da reação. São as que irão reagir, sofrer a transformação.
Produtos (2° membro) – são as substâncias resultantes da reação química. http://www.soq.com.br/conteudos/ef/reacoesquimicas/ As transformações químicas podem ser divididas em dois grandes grupos:
- reações nas quais os elementos participantes não têm alterados seus números de oxidação; são reações semoxirredução.
- reações nas quais um ou mais elementos têm alterados seus números de oxidação; são reações com oxirredução.
Vejamos agora o que é um elemento oxidante e um elemento redutor:
Dá-se o nome de oxidante ao elemento ou à substância que provoca oxidação, e de redutor, ao elemento ou substância que provoca redução.
http://www.infoescola.com/quimica/oxirreducao/
O que são reações de oxirredução Primeiro, vejamos o que é o numero de oxidação:
Reações de oxi-redução são reações químicas onde ocorrem transferências de elétrons entre duas, ou mais espécies químicas.
Numa reação de oxiredução sempre há perda e ganho de elétrons, pois os que são perdidos por um átomo, íon ou molécula são imediatamente recebidos por outros. http://pt.wikipedia.org/wiki/Rea%C3%A7%C3%A3o_de_oxirredu%C3%A7%C3%A3o Para entender, veja um exemplo:
Uma solução de sulfato de cobre (CuSO4(aq)) é azul em razão da presença de íon Cu2+ dissolvidos nela. Se colocarmos uma placa de zinco metálico (Zn(s)) nessa solução, com o passar do tempo poderemos notar duas