Oxirredução
Verificação dE pH ATRAVÉS DO EXTRATO DE REPOLHO ROXO
Setembro de 2013
1. Objetivo da Pratica
Observar o teor de oxigênio do ar e sua influência em reações de oxidação. Identificar na reação ocorre que o oxigênio dentro da seringa vai sendo consumido o que gera uma diferença de pressão entre a parte interna e externa. Observar também a mudança na coloração na esponja de aço colocada no interior da seringa. Ela passará a ter a cor da conhecida ferrugem devido à formação do óxido de ferro (ferrugem).
2. Introdução teórica
Uma substância é oxidada quando, o número de oxidação de um dos seus átomos aumenta são perdidos elétrons. De forma análoga,quando uma substância é reduzida, o numero de oxidação de pelo menos um dos seus átomos diminui, pois elétrons são ganhos. Na oxirredução ou redox, uma substância redutora cede alguns de seus elétrons e, consequentemente, se oxida, enquanto outra, oxidante, retém essas partículas e sofre assim um processo de redução. Ainda que os termos oxidação e redução se apliquem às moléculas em seu conjunto, é apenas um dos átomos integrantes dessas moléculas que se reduz ou se oxida. Alguns metais reagem com oxigênio formando um óxido do metal, que é denominada reação de oxirredução. Nas quais ocorre transferência de elétrons, no caso do metal, o mesmo perde elétrons para o oxigênio, formando um composto iônico de íon metálico e íon óxido. Um exemplo clássico é a ferrugem, quando há oxigênio na superfície de objetos à base de ferro. Esse processo provoca a corrosão desses metais que observamos neste experimento.
3. Materiais e métodos
3.1. Reagentes Utilizados:
Reagente
Numero CAS
Medidas de Segurança para contato com a pele Medidas de Segurança para aspiração
Descarte adequado
Quantidade
Anilina
62-53-3
Remover para local ventilado. Em caso de parada respiratória: proceder imediatamente com ventilação mecânica, eventualmente mascara de oxigênio.