Geopolitica
Professor: Wilson Lappo
1) Qual é o potencial de eclodir uma guerra entre China e Japão? Por que essas duas potências estão estremecidas? Qual o impacto dessa guerra para o mundo?
R: Desde o século XIX as relações entre China e Japão foram conflituosas e tensas e chegou à guerra total por duas vezes, a primeira (1894-95) e a segunda (1937-45) guerras sino-japonesas. O principal motivo das Guerras teria sido a intenção do império Japonês em parte do território Chinês, que iniciava uma nova fase de colonialismo baseado no militarismo. A china apesar de seu grande território e população passava por um período de franca decadência. Mas desde o início das reformas pós-maoístas em Pequim e a assinatura do tratado de “paz e amizade” de 1978.
Quando os EUA devolveram Okinawa ao Japão, tanto o governo da República da China, em Taiwan, quanto o governo da República Popular da China, em Pequim, reivindicaram a soberania sobre as Diaoyu ou Senkaku. Entretanto, em 2002 o governo japonês arrendou as ilhas aos sucessores dos proprietários originais. Em julho de 2012, anunciou a intenção de comprá-las – sinal de intenção de ocupá-las de fato e explorar seus recursos – e isso provocou os primeiros protestos formais da China. Em 15 de agosto, ativistas chineses vindos de Hong Kong tentaram desembarcar nas ilhas e foram presos e deportados pelo Japão, o que uma primeira onda de protestos oficiais e manifestações populares na China (principalmente Shenzhen) e também protestos, mais discretos, do governo de Taiwan. Em 11 de setembro de 2012 Tóquio consumou a compra por 2 bilhões de ienes (26 milhões de dólares) e com isso desencadeou a segunda onda de protestos, muito maior e mais séria.
As potências encontram-se estremecidas devido á dificuldades da transição de uma economia de exportação e mão-de-obra intensiva para uma de capital mais intensivo e voltada para o mercado interno, que implica desemprego, redistribuição de renda e recursos e