Geopolitica
I. CONCEITO DE PODER
1. Introdução: A questão do poder, vertentes de análise.
Assim como ocorre com a liderança, o poder é também um tema organizacional bastante discutido e observado sobre diversas vertentes, haja vista as inúmeras formas pelas quais ele pode se manifestar numa organização. De forma bastante genérica podemos entendê-lo como capacidade de um individuo para obter domínio ou controle sobre os outros.
Tem sua origem na filosofia politica, na busca da compreensão das relações que se desenvolvem nos grupos sociais, ha necessidade do controle e limitação da liberdade do individuo para que o grupo possa alcançar de forma coesa e harmônica os seus objetivos.
Sua analise nas organizações, enquanto grupos humanos que interagem politicamente na busca da satisfação de seus interesses, é feita de varias formas pelos autores ao longo dos anos, tornando-o um tema complexo e multifacetado. Assim, para permitir uma melhor compreensão, podem-se classificar os diversos autores em quatro vertentes básicas: Simbólica, psicológica, radical-critica e econômico-política.
2. O poder na vertente econômico – política.
Dentro dessa perspectiva econômico-politica são apresentados os pensamentos de Karl Marx, Max Weber e John Galbraith.
Para Marx o poder se origina a partir de interesses que surgem nas relações de produção, e que envolvem a propriedade e o controle dos meios de produção (HARDY e CLEGG, 2001).
Marx procura explicar os fenômenos históricos a partir de fatores materiais (econômicos e técnicos), o que foi denominado