Oxirredução
Turma 431
08/04/14
Oxirredução
Reações de oxirredução são reações químicas onde ocorrem transferências de elétrons entre duas, ou mais espécies químicas.
Numa reação de oxirredução sempre há perda e ganho de elétrons, pois os que são perdidos por um átomo, íon ou molécula são imediatamente recebidos por outros.
A perda de elétrons é chamada de oxidação e o ganho de elétrons é chamado de redução. Na oxidação, o número de oxidação (Nox) do elemento aumenta (pois ele perde elétrons). Na redução, o número de oxidação se reduz (pois o elemento ganha elétrons).
Exemplos:
Redutores e oxidantes
» Agente oxidante: é o responsável por causar a oxidação de um dos compostos da reação, esse agente oxidante possui o elemento que vai ganhar elétrons, ou seja, sofrerá redução.
» Agente redutor: é a substância que age causando a redução de um dos compostos da reação, o agente redutor será a fonte dos elétrons perdidos liberados na reação.
Exemplo:
É uma reação de oxirredução, pois os elementos tiveram seus números de oxidação alterados. *O Zn, ao passar para Zn2+, perdeu dois elétrons, sofrendo oxidação:
Zn – 2e- → Zn2+
*O Cu2+, ao passar para Cu, ganhou dois elétrons, sofrendo redução:
Cu2+ + 2e- → Cu
Regras práticas para determinar o número de oxidação
1. Os átomos dos elementos e das substâncias simples tem Nox = 0.
2. Nos compostos contendo hidrogênio, o átomo desse elemento tem geralmente Nox = + 1. A única exceção ocorre nos compostos do tipo LiH, NaH, nesses casos (hidretos), o hidrogênio fica com Nox = -1, por ser o átomo mais eletronegativo.
3. O número de oxidação do oxigênio em seus compostos é geralmente igual a –2. Porém, se esse elemento estiver ligado ao flúor (o único átomo mais eletronegativo que o oxigênio) poderão acontecer os seguintes casos:
Em OF2 , o oxigênio terá Nox = +2 e em O2F2, o oxigênio terá Nox = +1, na água oxigenada H2O2 o Nox é igual a = -1
4. Os metais alcalinos