Planejamento de Gestão Estratégica
1. Qual é a importância do orçamento empresarial na elaboração de um planejamento estratégico?
Normalmente, os processos de planejamento estratégico são estruturados em ciclos anuais. É fixado um calendário de planejamento que começa, na maior parte das vezes, no meio do ano com discussões e seminários estratégicos e termina no final do ano com o orçamento empresarial, que é submetido à diretoria para aprovação.
O orçamento empresarial é uma peça de gestão que deve apresentar os números financeiros relativos a todos os recursos que serão mobilizados e que reflete os “arranjos e acordos” resultantes do jogo de poder que sempre existe entre os gerentes da empresa durante todo processo de planejamento e construção do futuro.
Por essa razão, a experiência tem comprovado que os processos de planejamento estratégico e de elaboração dos orçamentos operacionais são muito importantes para serem tratados como processos independentes.
Os objetivos estratégicos devem estar claramente incorporados e refletidos no orçamento operacional, se a empresa espera que as ações gerenciais e operacionais desenvolvidas ao longo do ano estejam voltadas para concre-tização da visão de futuro.
2. Qual é a meta principal do sistema de custeio ABC?
A meta principal da técnica ABC de custeio é alocar custos segundo critérios que reflitam adequadamente a dinâmica físico-operacional da empresa.
De uma maneira geral, os recursos da empresa são consumidos na realização das diversas atividades, que são executadas para gerar produtos ou serviços que, por sua vez, são vendidos e entregues aos diversos clientes.
3. Por que o orçamento é um instrumento de descentralização do planejamento?
Uma vez que os orçamentos representam os compromissos das diversas gerências com relação ao cumprimento dos objetivos, eles assumem um papel de instrumento de descentralização das decisões, à disposição da direção geral da organização.
Para isso, é