O planejamento e a gestão estratégica do inss
O Planejamento e a Gestão Estratégica do INSS
OUTUBRO/2009
REVISTA ISTO É DINHEIRO RECONHECE EXCELÊNCIA DO INSS
Estado com foco no cliente
Como o INSS, que já foi símbolo de ineficiência, vem conseguindo reduzir suas filas e se transformar num oásis de gestão no setor público (DENIZE BACOCCINA)
NA QUARTA-FEIRA 30. O presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social, Valdir Moysés Simão, sabia que, às 14h30, havia exatamente 5.471 pessoas esperando para serem atendidas nas 1.121 agências da Previdência em todo o País. O controle tão rigoroso de todas as informações é novidade no INSS (...). Ninguém precisa esperar a agência abrir, mas quando chegar o dia agendado será atendido na hora. São cerca de 3,8 milhões de atendimentos por mês, que duram em média 34 minutos ainda um pouco superior à meta de 30 minutos. (...) "Trabalhamos com foco em resultado", disse à DINHEIRO Simão. Na semana passada, o computador na sala dele mostrava que 29,8 milhões de pessoas já haviam sido atendidas pessoalmente desde o início do ano e que 44,7 milhões telefonaram para o número 135. Em agosto, foram 669.822 requerimentos.(...) O sistema online de gerenciamento que permite à direção do órgão controlar os detalhes de cada agência começou em janeiro deste ano, com um pedido do ministro da Previdência, José Pimentel, de um sistema que permitisse que ele acompanhasse tudo de sua sala. Hoje, o sistema é visível na diretoria, em Brasília, e em todas as agências do País por meio da intranet.
“Temos metas para todos os serviços e elas são ambiciosas", diz Simão.
Cada item é comparado com a meta, e uma bolinha verde ou vermelha indica se está dentro ou fora do desejado. Os cem gerentes executivos recebem por e-mail uma avaliação da sua região em comparação com as outras e eles têm que prestar contas e apresentar um planejamento de como melhorar. (...)
“Ninguém precisa esperar a agência abrir, mas quando chegar o dia agendado será