Planejamentos estratégicos, táticos e operacionais
DEFINIÇÃO:
PLANOS ESTRATÉGICOS – Abrange toda a Organização e a sua relação com o ambiente. São planos que estabelecem a missão, os produtos e serviços a serem comercializados no mercado, os clientes e mercados a serem atendidos. A responsabilidade deste plano, caracterizado de longo prazo. (acima de quatro anos é da alta administração).
PLANOS TÁTICOS- Traduzem os planos estratégicos em ações especializadas, como marketing, operações, recursos humanos e finanças. A gerência Média é responsável pela implementação, em um período de médio prazo (entre um ano e três anos). Na Administração Pública podemos incluir as Secretarias Municipais como a de Desenvolvimento e Promoção Social.
PLANOS OPERACIONAIS – Responsável por definir as atividades e recursos que possibilitam a realização de objetivos estratégicos ou táticos, como a definição de orçamentos (Financeiro), lançamento de um produto (Marketing) e plano de treinamento (Recursos Humanos). A responsabilidade fica por parte dos supervisores, chefes de setores e cargos afins. Tem duração de até um ano.
EMPRESA PESQUISADA: PREVIDÊNCIA SOCIAL
A Previdência Social é o seguro social para a pessoa que contribui. É uma instituição pública que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus segurados. A renda transferida pela Previdência Social é utilizada para substituir a renda do trabalhador contribuinte, quando ele perde a capacidade de trabalho, seja pela doença, invalidez, idade avançada, morte e desemprego involuntário, ou mesmo a maternidade e a reclusão.
Sua missão é garantir proteção ao trabalhador e sua família, por meio de sistema público de política previdenciária solidária, inclusiva e sustentável, com o objetivo de promover o