Planejamento e gestão estratégica
Eficiência Operacional: oferecer um produto com maior valor agregado ao mesmo ou menor preço que os concorrentes. Resultado = f (atratividade, preço, comunicação, receita e custo)
Refere-se a melhora das praticas e dos procedimento dentro da cadeia de valores, ou seja, a cadeia operacional, produtiva, de processos internos e externos das empresas.
Posicionamento: saber para onde a empresa quer, pode ou imagina ir, atingir ou chegar. E saber como a empresa é vista pelo mercado.
Estratégia: É criar uma posição exclusiva e valiosa, envolvendo um diferente conjunto de atividades da empresa, compatíveis entre si. Seu êxito depende do bom desempenho de muitas atividades e da integração entre elas. Se não houver compatibilidade entre as atividades, não existirá uma estratégia diferenciada e a sustentabilidade será mínima.
Ser capaz de definir um posicionamento exclusivo no mercado em que pretende atuar e entender que o conjunto das atividades que sustentam a estratégia definida criará na mente do cliente, a percepção de valor. Missão: o motivo da existência da empresa, que soluções ela apresenta ao mercado e quem é esse mercado-alvo. Razão de ser.
Visão: aonde a empresa quer chegar.
Valores: definem os princípios éticos e morais sob os quais deseja-se que as pessoas da empresa se comportem, ajam, decidam no exercício de suas responsabilidades, tendo como guias a missão e a visão do negócio.
Análise do Portfólio: Segmentação de mercado: quais produtos atendem a quais segmentos, assim terão uma estratégia especifica.
1) Concentração única: um mercado e um produto.
2) Especialização seletiva: diferentes mercados com diferentes produtos.
3) Especialização do mercado: mesmo mercado com diferentes produtos.
4) Especialização de produto: diferentes mercados e mesmo produto.
5) Cobertura ampla: todos os mercados com todos os produtos.
Análise de Hammel e Prahalad: competências gerais e centrais, para produzir