Planejamento e gestão estratégica
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Disciplina: Planejamento e Gestão Estratégica Organizacional
João pessoa – PB
Outubro 2014
ANDRADE. A. R. Planejamento Estratégico: Formulação, implementação e controle. São Paulo,
Atlas, 2012.
Fichamento dos capítulos 5, 6, 7 e 8.
Capítulo 5
Análise SWOT- Parte II Fatores Externos
“A análise dos fatores externos consiste na identificação de oportunidades e ameaças
(popportunities e threats) que possibilitem o desenvolvimento de estratégias de ação com finalidade de precaver-se contra as ameaças antes que elas se tornem problemas [...].”(p.57)
“As ameaças, de acordo com Pagnoncelli e Vasconcelos Filho, são situações externas, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas pela empresa, podem afetá-la negativamente. Quanto ás oportunidades são situações externas, atuais ou futuras que, [...] podem influenciá-la positivamente.” (p.57).
“[...] as cinco forças competidoras propostas por Porter, a saber: (1) rivalidade entre os competidores atuais, (2) poder de negociação dos clientes, (3) poder de negociação dos fornecedores, (4) ameaça de ingresso de novos competidores e (5) ameaça de produtos ou serviços substitutos, [...].” (p.61).
“O resultado da ação conjunta dessas cinco forças pode ocorrer de maneira diferente, [...].
Entretanto, além dos “simples competidores atuais os clientes, os fornecedores, os substitutos e os concorrentes potenciais são todos competidores de maior ou menos importância, [...].A esta concorrência ,Porter chama de rivalidade ampliada.” (p.62)
“[...] dependendo das características do setor, faz com a rivalidade seja mais intensa ou mais moderada, o que leva as empresas a realizar mudanças estratégicas com a finalidade de melhorar a sua posição ou enfraquecer a dos competidores”. (p.63).
“[...] para que se possa mais facilmente identificar oportunidades e ameaças