pastor belga
1. O ponto de fusão de uma substancia é a temperatura à qual esta passa do estado sólido para o líquido. Assim o ponto de fusão do naftaleno (C10H8) é de 80,2, sendo este o valor esperado nos resultados finais. Existem dois métodos para se determinar o ponto de fusão do naftaleno, o Método Tradicional e o Método que utiliza o aparelho automático.
2. Uma vez que o método escolhido foi o Método Tradicional, que exige material de laboratório mais simples, foi necessário:
- 1 Almofariz;
- 1 Capilar;
- 1 Vidro de relógio;
- 1 Termómetro;
- 1 Elástico;
- 1 Suporte universal;
- 1 Garra; - 1 Noz;
- 1 Gobelé;
- 1 Placa de aquecimento;
- Líquido termostático;
3. Na preparação da amostra: triturou-se a amostra com um almofariz e colocou-se a amostra num vidro de relógio. Através de um tubo capilar fechado numa das extremidades introduziu-se a amostra no tubo e inverteu-se para a fazer descer. Repetiu-se este último processo obtendo-se cerca de 1 cm de altura do sólido.
No procedimento experimental: junto ao suporte universal colocou-se a placa de aquecimento. Encheu-se o gobelé de água até meio. Colocou-se o gobelé sobre a placa de aquecimento. Adaptou-se o tubo capilar ao termómetro por meio de um elástico, de modo a que a extremidade fechada do tubo coincide-se com o mercúrio do termómetro. Juntou-se o termómetro à garra fazendo com que este ficasse dentro do gobelé com água. Ligou-se a placa de aquecimento numa temperatura relativamente elevada e efetuou-se as leituras da temperatura de minuto em minuto.
4.
Temperatura θ/ᵒC
(1 atm)
Tempo de aquecimento t /min
Estado Físico
60ᵒC
0
Estado sólido
61ᵒC
1
Estado sólido
62ᵒC
2
Estado sólido
63ᵒC
3
Estado sólido
64ᵒC
4
Estado sólido
67ᵒC
5
Estado sólido
70ᵒC
6
Estado sólido
73ᵒC
7
Estado sólido
75ᵒC
8
Estado solido +