Pastor Alemao Origens
Pastor-alemão ou lobo-da-alsácia (em alemão: Deutscher Schäferhund) é uma raça canina proveniente da Alemanha. Em sua origem era utilizado como cão de pastoreio de rebanhos. Atualmente é mais utilizado como cão de guarda e companhia.
É considerada umas das raças mais numerosas e estudadas no mundo.
Histórico
Provável descendente de cães pastores do noroeste deste país europeu cruzados com lobos da região, o pastor alemão teve seu primeiro exemplar registrado no século XX, pelo aposentado da cavalaria alemã chamado Max von Stephanitz. Propagandeados como mensageiros, batedores e carregadores, serviram ao exército alemão na Primeira Guerra Mundial, chamando a atenção dos exércitos inimigos, que levaram alguns exemplares consigo ao fim da guerra. Popularizados nos Estados Unidos e Reino Unido, tornaram-se celebridades da tv e do cinema, figurando em produções cinematográficas como Rin-Tin-Tin.
Na década de 1970, já visto como um dos caninos mais difundidos do mundo, começou a passar por cruzamentos levianos, que geraram animais problemáticos e mais propensos as doenças comuns da raça, como a mielopatia degenerativa e a displasia coxofemoral.
Funcionalidade
Atualmente, o pastor alemão é visto como o cão policial e militar mais bem sucedido do mundo, representando lealdade, agilidade, cautela e amizade. Embora esteja disputando espaço com o Pastor belga malinois.
É ainda bem sucedido como animal de pastoreio, provas de obediência como Schutzhund, localização e agilidade, guarda residencial e pessoal, já que seu adestramento não representa dificuldade para donos experientes.
Características físicas
O pastor-alemão é um cão de porte médio a grande, os machos possuem entre 60 e 65 cm na altura da cernelha e pesam entre 30 e 40 kg.
Sua pelagem, de sub-pelo denso e duro, varia nas cores: castanho com capa preta, preto e castanho, totalmente preto, e cinza.
A pelagem branca, apesar de estar fora do padrão oficial, por exemplo, não é tão incomum, e em