Osteogenese
Turma: 2º ano do Ensino Fundamental I
Objetivos: Revisar o conceito de adição e subtração;
Estimular o cálculo mental;
Trabalhar a numeração escrita e falada;
Aprender as series numericas
Materiais:
Cartelas de bingo, catelas com as operações a serem sorteadas, lápis, canetinha ou feijão para marcar os acertos.
Duração: duas aulas com duração de 50 minutos cada.
Desenvolvimento:
1º etapa: Explique as regras e organize a sala para o jogo do bingo, agrupe as crianças em duplas ou individualmente e distribua uma cartela de bingo para cada uma. Comece o jogo sorteando as operações em voz alta. Em seguida peça que encontrem os resultados na cartela.
É importante que após todos encontrarem o resultado, a professora escreva-os no quadro para tirar duvidas. Por exemplo: a criança pode ter duvida se o numero quarenta é escrito desse modo 40, ou 04. É importante esclarecer duvidas e dar espaço para que questionem e participem da atividade.
2ª etapa:
Neste momento, as crianças continuarão trabalhando com as cartelas de bingo. Uma dupla ou aluno por vez deverá sortear uma operação e fazer a leitura para toda a classe. O restante da turma deve procurar o resultado na cartela.
Uma maneira de orientar é recorrer aos portadores numéricos, como por exemplo: régua, calendário ou quadro numérico.
3ª etapa:
Aquele que concluir primeiro a cartela, ganha o jogo. O jogo poderá ser repetido.
Avaliação:
Observe a participação de cada aluno. Registre os conhecimentos numéricos que apresentam no início da atividade (por exemplo, quais são os números que as crianças já conseguem escrever e ler, quais os números que apresentam maior dificuldade para interpretar,etc. Em outra oportunidade, proponha novamente o jogo de bingo e a organização de números em tabelas para avaliar o quanto avançaram em seus conhecimentos.
Conclusão:
O jogo como metodologia de ensino é muito eficaz, quando se trata de fixação de conteúdos, ou quando se trata de retomar e