o nascimento da filosofia
Citação Direta
Comentário
05
Quando as primeiras obras de Gramsci foram traduzidas e publicadas no Brasil, em meados dos anos 1960, o Serviço Social já desfrutava de reconhecimento legal e afirmava-se como profissão liberal. É neste período também, que se observam os primeiros questionamentos às matrizes conservadoras que subsidiavam o discurso e a prática profissionais desde os anos de 1930.
Em 1960 – Gramsci já tinha morrido e o Serviço Social já era reconhecido como profissão liberal, e as primeiras obras de Gramsci que foram redigida na prisão foi publicada em 1966, o primeiro dos volumes projetados (cartas do cárcere) e Luiz Mario Gazzaneo traduziu o primeiro dos volumes dos cadernos do cárcere e Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder, os demais livros,
05
(...), se, por um lado, dificultava o encaminhamento de reflexões de natureza ideopolítica, (...) formas de crítica ao Estado autoritário e aos aportes teóricos que permeavam o Serviço Social no período. (...) na Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte, entre 1972-75 que irá se expressar através do chamado método BH.
Neste sentido postulava como objeto de intervenção profissional a ação da classe oprimida, como a transformação da sociedade e do homem, e os meios para alcançar estes objetivos seriam a organização, capacitação e mobilização. Críticas: conceito simplificado da classe social, objetivos muito ambiciosos e as funções político-partidárias. 06
No final da década de 1970, quando se observa um relativo (...). Gramsci passa a sérum marco teórico significativo nas elaborações do Serviço Social. (...). De uma forma ou de outra, o pensamento de Gramsci repercutiu fortemente na produção do Serviço Social(...)
As influências de Gramsci na década de 70, trouxe suporte teórico para subsidiar as práticas interventivas do Serviço Social, para muitos autores (as), trazendo marco significativos de grande categorias importantes.