O nascimento da filosofia
Os primeiros filósofos foram gregos e surgiram no período arcaico, nas colônias gregas. Embora reconheçamos a importância de sábios que viveram na mesma época em outros lugares, suas doutrinas ainda estavam mais vinculadas à religião do que propriamente à reflexão filosófica. O pensamento filosófico, em sua origem, tinha como traços principais: tendência à racionalidade, isto é, à razão e somente a razão,com seus princípios e regras; é o critério da explicação de alguma coisa; tendência a oferecer respostas conclusivas para os problemas, isto é, diante de um problema, sua solução é submetida à analise, à crítica, à discussão e à demonstração; nunca é aceito como verdade algo, se não for provado racionalmente que é verdadeiro .
Exigência
De que o pensamento apresente suas regras de funcionamento, isto é, o filósofo é aquele que justifica suas ideias provando que segue regras universais do pensamento. Para os gregos, é uma lei universal do pensamento que a contradição indica erro ou falsidade. Uma contradição acontece quando afirmo e nego algo sobre a mesma coisa. Assim, quando uma contradição aparecer numa exposição filosófica, ela deve ser considerada falsa recusa de explicações pré-estabelecidas e, portanto, exigência de que, para cada problema, seja investigada e encontrada a solução própria exigida por ele; tendência à generalização, isto é, mostra-se que uma explicação tem validade para muitas coisas diferentes porque, sob a variação percebida pelos órgãos de nossos sentidos, o pensamento descobre semelhanças e identidades.
A filosofia nasceu fortalecida por fatos históricos que, ao acontecerem, contribuíram para esclarecer diversas modificações ocorridas.
Condições históricas para o surgimento da filosofia: As viagens marítimas ;
A invenção da escrita alfabética; A invenção da moeda; A invenção do calendário; O surgimento da vida urbana, da pólis; A invenção da política:
A criação do espaço público; A